Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1382
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: A teoria das inteligências múltiplas e a inteligência tecnológica digital aliadas ao ensino comunicativo
metadata.dc.creator: Ritter, Miriã de Ramos
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Talita Maria da
metadata.dc.description.resumo: Este estudo teve como objetivo desenvolver reflexões sobre uma possível solução para os problemas de ensino-aprendizagem de Língua Espanhola (LE) nas escolas públicas e buscar uma alternativa para os professores que enfrentam dificuldades nas salas de aula e procuram aprimorar suas práticas de ensino diárias. Para isso, será estudada a Teoria das Inteligências Múltiplas (TIM), desenvolvida na década de oitenta pelo psicólogo cognitivo Howard Gardner, averiguando os pontos em que se pode cruzá-la com a abordagem comunicativa de ensino e desenvolvendo a teorização de uma possível inteligência presente nos jovens do século XXI. Para o desenvolvimento desse trabalho, serão tomadas como base as sete inteligências múltiplas teorizadas por Gardner: Inteligência linguística, Inteligência musical, Inteligência lógico-matemática, Inteligência espacial, Inteligência corporal-cinestésica, Inteligência intrapessoal, Inteligência interpessoal, com a teorização de uma oitava inteligência, que supostamente se Gardner tivesse elaborado sua obra durante o desenvolvimento tecnológico na era digital teria teorizado a Inteligência Tecnológica Digital. E busca aliar essas inteligências com o ensino de Língua Espanhola (LE) voltado para uma perspectiva comunicativa.
Keywords: Letras
Literatura
Inteligências múltiplas
Inteligência tecnológica digital
Abordagem comunicativa
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH
Citation: RITTER, Miriã de Ramos. A teoria das inteligências múltiplas e a inteligência tecnológica digital aliadas ao ensino comunicativo. 2017. 41 f. Monografia (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1382
Issue Date: 27-Jun-2017
Appears in Collections:CLET - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PF2017Miriã de Ramos Ritter.pdfMonografia Miriã de Ramos Ritter542,28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.