Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1703
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Alfabetização de jovens e adultos: uma perspectiva de inclusão social
Autor(es): Freitas, Pâmela Berté
Primeiro Orientador: Foschiera, Elisabeth Maria
Resumo: O presente artigo visa investigar e refletir sobre o papel da alfabetização de jovens e adultos e se o mesmo pode ser considerado um instrumento de inclusão social. Utilizando como metodologia o estudo bibliográfico, o texto tem como questões centrais a trajetória histórica da Educação de Jovens e Adultos, a construção da autonomia e valorização social do sujeito alfabetizado nessa modalidade de ensino, a atuação do educador neste processo de construção de um novo saber e a necessidade de um novo olhar para o ensino na EJA. Assim, busca-se demonstrar a importância da alfabetização para a construção da autonomia, autoestima, identidade, visão crítica de mundo e ampliação da participação dos sujeitos na sociedade.
Palavras-chave: Pedagogia
Alfabetização
Inclusão social
Educação de jovens e adultos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Faculdade de Educação - FAED
Citação: FREITAS, Pâmela Berté. Alfabetização de jovens e adultos: uma perspectiva de inclusão social. 2018. 15 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1703
Data do documento: 14-Out-2018
Aparece nas coleções:FAED - Curso de Pedagogia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2018Pamela Berte Freitas.pdfArtigo de conclusão de curso de Pâmela Berté Freitas109,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.