Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1703
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Alfabetização de jovens e adultos: uma perspectiva de inclusão social |
Autor(es): | Freitas, Pâmela Berté |
Primeiro Orientador: | Foschiera, Elisabeth Maria |
Resumo: | O presente artigo visa investigar e refletir sobre o papel da alfabetização de jovens e adultos e se o mesmo pode ser considerado um instrumento de inclusão social. Utilizando como metodologia o estudo bibliográfico, o texto tem como questões centrais a trajetória histórica da Educação de Jovens e Adultos, a construção da autonomia e valorização social do sujeito alfabetizado nessa modalidade de ensino, a atuação do educador neste processo de construção de um novo saber e a necessidade de um novo olhar para o ensino na EJA. Assim, busca-se demonstrar a importância da alfabetização para a construção da autonomia, autoestima, identidade, visão crítica de mundo e ampliação da participação dos sujeitos na sociedade. |
Palavras-chave: | Pedagogia Alfabetização Inclusão social Educação de jovens e adultos |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade de Passo Fundo |
Sigla da Instituição: | UPF |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Faculdade de Educação - FAED |
Citação: | FREITAS, Pâmela Berté. Alfabetização de jovens e adultos: uma perspectiva de inclusão social. 2018. 15 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1703 |
Data do documento: | 14-Out-2018 |
Aparece nas coleções: | FAED - Curso de Pedagogia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PF2018Pamela Berte Freitas.pdf | Artigo de conclusão de curso de Pâmela Berté Freitas | 109,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.