Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1703
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Alfabetização de jovens e adultos: uma perspectiva de inclusão social
metadata.dc.creator: Freitas, Pâmela Berté
metadata.dc.contributor.advisor1: Foschiera, Elisabeth Maria
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo visa investigar e refletir sobre o papel da alfabetização de jovens e adultos e se o mesmo pode ser considerado um instrumento de inclusão social. Utilizando como metodologia o estudo bibliográfico, o texto tem como questões centrais a trajetória histórica da Educação de Jovens e Adultos, a construção da autonomia e valorização social do sujeito alfabetizado nessa modalidade de ensino, a atuação do educador neste processo de construção de um novo saber e a necessidade de um novo olhar para o ensino na EJA. Assim, busca-se demonstrar a importância da alfabetização para a construção da autonomia, autoestima, identidade, visão crítica de mundo e ampliação da participação dos sujeitos na sociedade.
Keywords: Pedagogia
Alfabetização
Inclusão social
Educação de jovens e adultos
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação - FAED
Citation: FREITAS, Pâmela Berté. Alfabetização de jovens e adultos: uma perspectiva de inclusão social. 2018. 15 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Pedagogia). Curso de Pedagogia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2018.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1703
Issue Date: 14-Oct-2018
Appears in Collections:CPED - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PF2018Pamela Berte Freitas.pdfArtigo de conclusão de curso de Pâmela Berté Freitas109,01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.