Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1758
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A mediação como forma de solução de litígios em direito de família
metadata.dc.creator: Corso, Lauara
metadata.dc.contributor.advisor1: Caruccio, Marlot Ferreira
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho de pesquisa, teve como objetivo analisar a mediação como forma de solução de litígios no Direito de Família, tendo em vista que inúmeros casos que atualmente tramitam no Poder Judiciário, podem se valer da mediação, que é um meio pacífico que busca o diálogo entre as partes, bem como, a tentativa de reavivar os laços, pois são relações fomentadas unicamente no afeto. No primeiro capítulo analisou-se o Direito de Família na Constituição Federal de 1988 e no Código Civil de 2002, como era regulamentada e as transformações ocorridas, trazendo os principais princípios que regem o Direito de Família, e ainda, observado os conflitos que mais estão presentes na estrutura familiar, quais sejam: guarda, alimentos e alienação parental, pois trazem peculiaridades com relação aos demais conflitos existentes. Dessa forma, adentrou-se no segundo capítulo abordando a mediação como meio de solução de conflitos, seu conceito e características para uma melhor compreensão do tema, trazendo a base principiológica aplicada, e também, a diferença entre o instituto da Mediação, Negociação e Arbitragem, pois são institutos que apesar das semelhanças, não se confundem, pois, cada instituto tem suas particularidades. No terceiro capítulo, foi abordada especificadamente a mediação nos conflitos familiares, analisando a Mediação na Resolução n° 125 do Conselho Nacional de Justiça e no Código de Processo Civil de 2015, considerando à proporção que o assunto tomou e a necessidade de regulamentá-lo. Além disso, a pesquisa do presente trabalho trouxe as fases do processo de mediação e a sua aplicação no Direito de Família, nos casos de guarda, alimentos e alienação parental, sendo esses, os conflitos que comumente ocorrem dentro do âmbito familiar. Por fim, observou-se que a mediação é o meio mais indicado como forma de solução de conflitos em Direito de Família tendo em vista todas as características e os princípios que norteiam o processo da mediação, bem como, o aparato de técnicas utilizadas. Notou-se que é um meio de solução de conflitos eficaz e que, além disso, acarreta inúmeros benefícios sendo totalmente viável a sua aplicabilidade, tendo em vista que o conflito é solucionando por ambas as partes, de forma igualitária. Nesse sentido, não restaram dúvidas de que a mediação traz uma melhor e mais rápida solução para os litígios familiares.
Palabras clave : Direito de família
Mediação familiar
Método alternativo
Resolução de conflitos
Solução consensual
Aplicabilidade
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Direito - FD
Citación : CORSO, Lauara. A mediação como forma de solução de litígios em direito de família. 2019. 60 f. Monografia (Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais). Curso de Direito. Universidade de Passo Fundo, Sarandi, RS, 2019.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1758
Fecha de publicación : 26-jun-2019
Aparece en las colecciones: FD - Curso de Direito - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SAR2019Lauara Corso.pdfMonografia Lauara Corso353,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.