Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2038
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O problema da autoridade docente na modernidade líquida em Zygmunt Bauman
metadata.dc.creator: Faria, Thalia Leite de
metadata.dc.contributor.advisor1: Fávero, Altair Alberto
metadata.dc.description.resumo: O trabalho tem por objetivo analisar o problema da autoridade docente a partir das reflexões do filósofo/sociólogo Zygmunt Bauman (1998; 2001; 2008; 2010;) quando analisa a passagem da modernidade sólida para a modernidade líquida. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho hermenêutico, qualitativa de caráter exploratório, em que busca responder de forma satisfatória às seguintes questões: de que forma Bauman explica a passagem da modernidade sólida para a modernidade líquida? Que fatores proporcionaram essa mudança? Que implicações filosóficas tal passagem apresenta à formação e à autoridade docente? Dentre os resultados da investigação, apresenta-se uma análise dos principais eventos que marcaram a passagem da modernidade sólida para a líquida, evidenciando quais as consequências de tais eventos à autoridade docente e à formação. Para tal, a pesquisa será subdividida em duas sessões, sendo elas: I) Do sólido ao líquido: consiste em uma contextualização da passagem da modernidade de seu estado sólido para o líquido, demarcando seus principais eventos e consequências, sobretudo, na educação formal; II) Autoridade docente: de legisladores a intérpretes: trata-se da análise do conceito de autoridade docente a partir das noções de docente moderno legislador e docente líquido-moderno intérprete, evidenciando as implicações filosóficas a partir da emergente reconfiguração da autoridade docente na modernidade líquida baumaniana.
Palabras clave : Filosofia
Modernidade sólida
Modernidade líquida
Autoridade docente
Formação docente
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH
Citación : FARIA, Thalia Leite de. O problema da autoridade docente na modernidade líquida em Zygmunt Bauman. 2021. 40 f. Monografia (Licenciado em Filosofia). Curso de Filosofia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2021.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2038
Fecha de publicación : 15-jul-2021
Aparece en las colecciones: IFCH - Curso de Filosofia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PF2021ThaliaLeiteFaria.pdfMonografia Thalia Leite de Faria239,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.