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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O problema da autoridade docente na modernidade líquida em Zygmunt Bauman
Autor(es): Faria, Thalia Leite de
Primeiro Orientador: Fávero, Altair Alberto
Resumo: O trabalho tem por objetivo analisar o problema da autoridade docente a partir das reflexões do filósofo/sociólogo Zygmunt Bauman (1998; 2001; 2008; 2010;) quando analisa a passagem da modernidade sólida para a modernidade líquida. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho hermenêutico, qualitativa de caráter exploratório, em que busca responder de forma satisfatória às seguintes questões: de que forma Bauman explica a passagem da modernidade sólida para a modernidade líquida? Que fatores proporcionaram essa mudança? Que implicações filosóficas tal passagem apresenta à formação e à autoridade docente? Dentre os resultados da investigação, apresenta-se uma análise dos principais eventos que marcaram a passagem da modernidade sólida para a líquida, evidenciando quais as consequências de tais eventos à autoridade docente e à formação. Para tal, a pesquisa será subdividida em duas sessões, sendo elas: I) Do sólido ao líquido: consiste em uma contextualização da passagem da modernidade de seu estado sólido para o líquido, demarcando seus principais eventos e consequências, sobretudo, na educação formal; II) Autoridade docente: de legisladores a intérpretes: trata-se da análise do conceito de autoridade docente a partir das noções de docente moderno legislador e docente líquido-moderno intérprete, evidenciando as implicações filosóficas a partir da emergente reconfiguração da autoridade docente na modernidade líquida baumaniana.
Palavras-chave: Filosofia
Modernidade sólida
Modernidade líquida
Autoridade docente
Formação docente
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH
Citação: FARIA, Thalia Leite de. O problema da autoridade docente na modernidade líquida em Zygmunt Bauman. 2021. 40 f. Monografia (Licenciado em Filosofia). Curso de Filosofia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2038
Data do documento: 15-Jul-2021
Aparece nas coleções:IFCH - Curso de Filosofia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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