Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2038
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O problema da autoridade docente na modernidade líquida em Zygmunt Bauman |
Autor(es): | Faria, Thalia Leite de |
Primeiro Orientador: | Fávero, Altair Alberto |
Resumo: | O trabalho tem por objetivo analisar o problema da autoridade docente a partir das reflexões do filósofo/sociólogo Zygmunt Bauman (1998; 2001; 2008; 2010;) quando analisa a passagem da modernidade sólida para a modernidade líquida. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho hermenêutico, qualitativa de caráter exploratório, em que busca responder de forma satisfatória às seguintes questões: de que forma Bauman explica a passagem da modernidade sólida para a modernidade líquida? Que fatores proporcionaram essa mudança? Que implicações filosóficas tal passagem apresenta à formação e à autoridade docente? Dentre os resultados da investigação, apresenta-se uma análise dos principais eventos que marcaram a passagem da modernidade sólida para a líquida, evidenciando quais as consequências de tais eventos à autoridade docente e à formação. Para tal, a pesquisa será subdividida em duas sessões, sendo elas: I) Do sólido ao líquido: consiste em uma contextualização da passagem da modernidade de seu estado sólido para o líquido, demarcando seus principais eventos e consequências, sobretudo, na educação formal; II) Autoridade docente: de legisladores a intérpretes: trata-se da análise do conceito de autoridade docente a partir das noções de docente moderno legislador e docente líquido-moderno intérprete, evidenciando as implicações filosóficas a partir da emergente reconfiguração da autoridade docente na modernidade líquida baumaniana. |
Palavras-chave: | Filosofia Modernidade sólida Modernidade líquida Autoridade docente Formação docente |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade de Passo Fundo |
Sigla da Instituição: | UPF |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH |
Citação: | FARIA, Thalia Leite de. O problema da autoridade docente na modernidade líquida em Zygmunt Bauman. 2021. 40 f. Monografia (Licenciado em Filosofia). Curso de Filosofia. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2038 |
Data do documento: | 15-Jul-2021 |
Aparece nas coleções: | IFCH - Curso de Filosofia - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PF2021ThaliaLeiteFaria.pdf | Monografia Thalia Leite de Faria | 239,84 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.