Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2071
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Controle de umidade da erva mate com o auxílio de sistema embarcado em fase final de secagem
metadata.dc.creator: Ribeiro, Lucas Croda
metadata.dc.contributor.advisor1: Zanatta, Alexandre
metadata.dc.description.resumo: Destaca-se a importância de controlar a umidade existente na erva mate e a falta de verificação da variável em fase final do processo de secagem existente na maioria das indústrias. Nesse artigo estará descrito a pesquisa e construção de um sistema embarcado de baixo custo para o monitoramento da umidade na secagem da erva mate (Ilex Paraguariensis) onde micro e pequenas empresas possam qualificar o produto, assim como garantir a mesma qualidade para o consumidor. Utilizando softwares para armazenamento de dados na nuvem e apresentando as informações de forma simples, o projeto como um todo tornou-se promissor para um futuro desenvolvimento em larga escala comercializável. As métricas estabelecidas para realizar a verificação da umidade durante a produção foram bem-sucedidas e seguem um padrão de coletas por intervalo de tempo. O sistema funcionou conforme esperado com a ressalva do sensor utilizado, que não desempenha um bom trabalho na função proposta.
Abstract: The importance of controlling the moisture existing in the herb is highlighted. matte and the lack of verification of the variable in the final stage of the drying process existing in most industries. This article will describe the research and construction of a low-cost embedded system for monitoring the moisture in the drying of yerba mate (Ilex Paraguariensis) where micro and small companies can qualify the product, as well as guarantee the same quality for the consumer. Using software for data storage in cloud and presenting the information in a simple way, the project as a all became promising for future large-scale development marketable. The metrics established to perform the verification of the moisture during production were successful and follow a pattern of time interval collections. The system worked as expected with the caveat of the sensor used, which does not do a good job in the function proposal. Mais sobre o texto originalÉ necessário fornecer o texto original para ver mais informações sobre a tradução
Keywords: Ciência da computação
Controle de umidade
Erva mate
Sistema embarcado
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Instituto de Ciências Exatas e Geociências - ICEG
Citation: RIBEIRO, Lucas Croda. Controle de umidade da erva mate com o auxílio de sistema embarcado em fase final de secagem. 2020. 13 f. Artigo de Conclusão de Curso (Bacharel em Computação). Curso de Computação. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2020.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2071
Issue Date: 15-Dec-2020
Appears in Collections:ICEG - Curso de Ciência da Computação - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PF2020Lucas Croda Ribeiro.pdfTrabalho de conclusão de Curso725,95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.