Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2681
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Língua inglesa na escola pública: uma nova perspectiva de abordagem
Autor(es): Viera, Paôla Rodrigues
Primeiro Orientador: Crestani, Luciana Maria
Resumo: Entendendo a aprendizagem de uma língua adicional como potencializadora da aprendizagem e da construção do aluno como indivíduo ativo na sociedade, este artigo volta seu olhar ao ensino de Língua Inglesa na perspectiva dos multiletramentos. Nesse sentido, busca articular, em uma sequência didática, preceitos dos multiletramentos às práticas de linguagem propostas pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC (oralidade, leitura, escrita, conhecimentos linguísticos e dimensão intercultural) para ensino de inglês. Trata-se, portanto, de uma pesquisa exploratória, que busca a transposição da teoria para a prática por meio da elaboração de atividades didáticas. O trabalho toma como base, principalmente, estudos de Marzari e Gehres (2015), do Grupo de Novas Londres (1966), de Roxane Rojo (2012), de Magda Soares (2002 – 2003) e preceitos da Base Nacional Comum Curricular (2018).
Resumo Alternativo: Understanding the learning of an additional language as an enhancer of learning and the construction of the student as an active individual in society, this article turns its attention to relating multiliteracies and the teaching of the English Language. In that regard, it seeks to articulate, in a didactic sequence, precepts from multiliteracies to language practices proposed by Base Nacional Comum Curricular – BNCC (speaking, reading, writing, linguistics knowledge, and intercultural dimension) for English teaching. This is, therefore, exploratory research, which seeks to transpose theory into practice through the development of didactic activities. The research is mainly based on studies by Marzari e Gehres (2015), the New London Group (1966), Roxane Rojo (2012), Magda Soares (2002 – 2003), the Base Nacional Comum Curricular (2018).
Palavras-chave: Multiletramentos
Língua inglesa
Escolas públicas
Planejamento de aulas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH
Citação: VIERA, Paôla Rodrigues. Língua inglesa na escola pública: uma nova perspectiva de abordagem. 2023. 17 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2681
Data do documento: 13-Dez-2023
Aparece nas coleções:IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2023PaôlaRodriguesViera.pdfArtigo Paôla Rodrigues Viera473,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.