Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2681
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Língua inglesa na escola pública: uma nova perspectiva de abordagem |
Autor(es): | Viera, Paôla Rodrigues |
Primeiro Orientador: | Crestani, Luciana Maria |
Resumo: | Entendendo a aprendizagem de uma língua adicional como potencializadora da aprendizagem e da construção do aluno como indivíduo ativo na sociedade, este artigo volta seu olhar ao ensino de Língua Inglesa na perspectiva dos multiletramentos. Nesse sentido, busca articular, em uma sequência didática, preceitos dos multiletramentos às práticas de linguagem propostas pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC (oralidade, leitura, escrita, conhecimentos linguísticos e dimensão intercultural) para ensino de inglês. Trata-se, portanto, de uma pesquisa exploratória, que busca a transposição da teoria para a prática por meio da elaboração de atividades didáticas. O trabalho toma como base, principalmente, estudos de Marzari e Gehres (2015), do Grupo de Novas Londres (1966), de Roxane Rojo (2012), de Magda Soares (2002 – 2003) e preceitos da Base Nacional Comum Curricular (2018). |
Resumo Alternativo: | Understanding the learning of an additional language as an enhancer of learning and the construction of the student as an active individual in society, this article turns its attention to relating multiliteracies and the teaching of the English Language. In that regard, it seeks to articulate, in a didactic sequence, precepts from multiliteracies to language practices proposed by Base Nacional Comum Curricular – BNCC (speaking, reading, writing, linguistics knowledge, and intercultural dimension) for English teaching. This is, therefore, exploratory research, which seeks to transpose theory into practice through the development of didactic activities. The research is mainly based on studies by Marzari e Gehres (2015), the New London Group (1966), Roxane Rojo (2012), Magda Soares (2002 – 2003), the Base Nacional Comum Curricular (2018). |
Palavras-chave: | Multiletramentos Língua inglesa Escolas públicas Planejamento de aulas |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade de Passo Fundo |
Sigla da Instituição: | UPF |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH |
Citação: | VIERA, Paôla Rodrigues. Língua inglesa na escola pública: uma nova perspectiva de abordagem. 2023. 17 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2681 |
Data do documento: | 13-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PF2023PaôlaRodriguesViera.pdf | Artigo Paôla Rodrigues Viera | 473,31 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.