Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/282
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O instituto da separação judicial frente à emenda constitucional n. 66/2010
metadata.dc.creator: Dal Ponte, Géssica
metadata.dc.contributor.advisor1: Tonial, Nadya Regina Gusella
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo constitui-se na análise da Emenda Constitucional n. 66/2010, que alterou o parágrafo 6° do artigo 226 da Constituição Federal, com vistas a apreciar a aplicabilidade ou não da separação judicial após sua supressão no texto da Lei Maior. Como consequência, a alteração causou grande divergência em relação à possibilidade de ser realizado diretamente o divórcio, sem a necessidade da separação judicial, dividindo a doutrina em correntes opostas. Assim, de uma perspectiva constitucional, aborda-se o novo regime da separação e do divórcio, tendo como marco teórico o princípio da liberdade e da autonomia privada, preceituando a proibição de qualquer pessoa, seja de direito público seja privado, interferir no poder decisório de uma família. Tudo isso, visto sob um viés dialético e hermenêutico, com intuito de pensar as contradições da Emenda Constitucional n. 66/2010 através da análise dos diversos fatores que a compõe, usando o procedimento documental e o estudo de caso da Comarca de Casca. Constata-se que a alteração trazida pela Emenda Constitucional n. 66/2010, por si só, não possui o condão de retirar do ordenamento jurídico a separação de direito, traduzindo-se em mera recomendação à aplicabilidade do divórcio direto, possibilitando que as partes requisitem a separação, de forma rápida e sem prazos previstos na lei ordinária com fundamento na autonomia privada e como forma de respeito à dignidade da pessoa humana.
Palabras clave : Separação (Direito)
Casamento (Direito)
Constituição - Emendas
Divórcio
metadata.dc.language: por
Citación : Dal Ponte, Géssca. O instituto da separação judicial frente à emenda constitucional n. 66/2010. 2012. 83 f. Monografia (Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais). Curso de Direito. Universidade de Passo Fundo, Casca, RS, 2012.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.upf.br/handle/riupf/282
Fecha de publicación : 21-may-2013
Aparece en las colecciones: FD - Curso de Direito - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CAS2012Gessica_Dal_Ponte.pdfMonografia Géssica Dal Ponte1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.