Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/380
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A impossibilidade de utilização da proporcionalidade para aproveitamento da prova ilícita contra o acusado
metadata.dc.creator: Moraes, Ricardo Comin de
metadata.dc.contributor.advisor1: Divan, Gabriel Antinolfi
metadata.dc.description.resumo: O princípio da inadmissibilidade das provas obtidas ilicitamente é por vezes mitigado no processo penal, mediante a utilização da proporcionalidade, para admitir uma prova ilícita favorável à acusação. Discute-se se a possibilidade de aproveitamento de provas ilícitas desfavoráveis ao acusado mediante o uso do princípio da proporcionalidade pode banalizar ou não o princípio de proscrição de provas ilícitas e contribuir para o arbítrio estatal. Fala-se também que a negação absoluta de aproveitamento de provas ilícitas pode acarretar prejuízo a outros direitos dignos de tutela em alguns casos extremos. Diante desses pressupostos, faz-se uma análise, o mais crítica possível, da discussão principalmente em nível doutrinário, utilizando-se o método dialético de abordagem e bibliográfico de procedimento. Demonstra-se, por fim, que a proporcionalidade não pode ser invocada no processo penal brasileiro para aproveitar uma prova ilícita favorável à acusação, por faltarem critérios precisos para tanto.
Palabras clave : Processo penal
Prova ilícita
Ônus de prova
metadata.dc.language: por
Citación : MORAES, Ricardo Comin de. A impossibilidade de utilização da proporcionalidade para aproveitamento da prova ilícita contra o acusado. 2013. 66 f. Monografia (Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais). Curso de Direito. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.upf.br/handle/riupf/380
Fecha de publicación : 29-sep-2014
Aparece en las colecciones: FD - Curso de Direito - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PF2013Ricardo_Comin_de_Moraes.pdfMonografia Ricardo Comin de Moraes333,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.