Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/411
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A relação jurídico-social intrafamiliar nas empresas familiares: um estudo de casos sobre a configuração do vínculo empregatício
metadata.dc.creator: Tonial, Renan Bonamigo
metadata.dc.contributor.advisor1: Vecchi, Ipojucan Demétrius
metadata.dc.description.resumo: O objetivo primordial da pesquisa está centrado no estudo da relação jurídico-social intrafamiliar presente nas empresas familiares, buscando aferir como se configura o vínculo empregatício entre os membros de uma família nas organizações deste cunho, e se a confusão no estabelecimento desta configuração pode influenciar na longevidade destas organizações. Para tanto, realizou-se uma análise da evolução histórica e social das empresas familiares, sua estrutura organizacional e os principais fatores que afetam sua longevidade, bem como as características e elementos que configuram a relação de emprego. Além disso, também foi colocada em discussão a aplicabilidade da principiologia como forma de análise e interpretação fática capaz de atender as demandas jurisdicionais contemporâneas. De modo a atingir os objetivos propostos, optou-se pela utilização do método de estudo de casos, que visa compreender, explorar ou descrever acontecimentos e contextos complexos onde estão envolvidos simultaneamente diversos fatores. Constatou-se na pesquisa que a relação jurídico-social intrafamiliar nas empresas familiares envolve diversas variáveis fáticas, que nem sempre são contempladas de maneira satisfatória pelo sistema normativo pátrio. Desta forma, aferiu-se que a utilização da principiologia apresenta-se acertada na análise de interpretação das demandas jurídicas contemporâneas, bem como no auxílio da configuração da relação empregatícia entre familiares nas empresas familiares. Conclui-se igualmente que uma percepção clara da relação jurídico-social entre as partes pode resultar em uma menor incidência de litígios intrafamiliares, contribuindo para a perpetuação das organizações familiares no tempo. Resta estabelecida como limitação e também sugestão para estudos futuros, uma nova pesquisa para medir e atestar de maneira mais acurada a influência dos litígios intrafamiliares na longevidade das organizações familiares.
Palabras clave : Empresas familiares
Sociedades comerciais
Direito comercial
Patrão e empregado
metadata.dc.language: por
Citación : TONIAL, Renan Bonamigo. A relação jurídico-social intrafamiliar nas empresas familiares: um estudo de casos sobre a configuração do vínculo empregatício. 2013. 65 f. Monografia (Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais). Curso de Direito. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.upf.br/handle/riupf/411
Fecha de publicación : 11-dic-2014
Aparece en las colecciones: FD - Curso de Direito - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PF2013Renan_Bonamigo_Tonial.pdfMonografia Renan Bonamigo Tonial322,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.