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metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A (in)constitucionalidade da atuação do juiz instrutor no processo penal brasileiro: “gestão de prova” e “presunção de inocência"
metadata.dc.creator: Fucina, Douglas Radaeli
metadata.dc.contributor.advisor1: Fioreze, Renato
metadata.dc.description.resumo: Na história recente do direito processual penal brasileiro, estabeleceu-se um conflito doutrinário cujo principal ponto de colisão reside no fato de que a maioria da doutrina sustenta a existência de um sistema processual penal tido como acusatório na sua fase judicial, enquanto que outros doutrinadores, esses minoritários, refutam o rótulo de sistema acusatório afirmando que nosso sistema é nitidamente neoinquisidor, visto que a gestão da prova representa atualmente o núcleo fundante de um sistema processual penal. O presente trabalho se propos a analisar os principais princípios relacionados com os poderes instrutórios do julgador, bem como os sistemas processuais clássicos (acusatório, inquisitório e misto ou formal) e os principais aspectos da atuação instrutória do julgador durante o processo. Utilizando-se do método dedutivo, buscou-se responder se uma atuação ativa do magistrado durante a coleta da prova é benéfica para o processo, ou se, ao contrário, representaria uma severa violação ao sistema acusatório e aos princípios constitucionais da imparcialidade do julgador e, principalmente, da presunção de inocência e in dubio pro reo.
Palabras clave : Direito
Processo penal
Prova (Direito)
metadata.dc.language: por
Citación : FUCINA, Douglas Radaelli. A (in)constitucionalidade da atuação do juiz instrutor no processo penal brasileiro: “gestão de prova” e “presunção de inocência". 2014. 56 f. Monografia (Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais). Curso de Direito. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.upf.br/handle/riupf/515
Fecha de publicación : 26-may-2015
Aparece en las colecciones: FD - Curso de Direito - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

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