Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1395
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O princípio da igualdade como pressuposto para a (in)aplicabilidade do artigo 384 da CLT aos trabalhadores do sexo masculino
metadata.dc.creator: Müller, Jordana
metadata.dc.contributor.advisor1: Schneider, Paulo Henrique
metadata.dc.description.resumo: A presente monografia analisa a possibilidade da extensão do disposto no artigo 384 da Consolidação das Leis do Trabalho, que trata do intervalo de jornada, aos trabalhadores do sexo masculino. Para tanto, é realizada uma abordagem hipotético-dedutiva com pesquisa bibliográfica relativa ao princípio da igualdade e sua aplicação na ciência laboral. Objetiva-se tecer considerações acerca do trabalho da mulher, a fim de compreender e de tratar da tutela trabalhista especialmente dedicada à figura feminina, notadamente quanto à vedação da discriminação. Por fim, verifica-se a constitucionalidade do artigo 384 da CLT, além de analisar posições divergentes quanto à aplicação extensiva ou restritiva do dispositivo, realizando-se um confronto de entendimentos doutrinários e jurisprudenciais, os quais se pautam em premissas de igualdade, seja sob seu aspecto formal, seja material. Analisando as posições jurisprudenciais, resta evidenciado que a mais adequada interpretação do artigo 384 da CLT é a restritiva, porquanto o cerne da norma baseia-se em características inerentes à figura feminina, especialmente a dupla jornada e o consequente maior desgaste físico do labor em sobrejornada, condições estas ausentes para o homem.
Palabras clave : Direito do trabalho
Artigo 384 da CLT
Direitos fundamentais
Igualdade
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade de Passo Fundo
metadata.dc.publisher.initials: UPF
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Direito - FD
Citación : MÜLLER, Jordana. O princípio da igualdade como pressuposto para a (in)aplicabilidade do artigo 384 da CLT aos trabalhadores do sexo masculino. 2017. 75 f. Monografia (Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais). Curso de Direito. Universidade de Passo Fundo, Carazinho, RS, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : http://repositorio.upf.br/handle/riupf/1395
Fecha de publicación : 29-jun-2017
Aparece en las colecciones: FD - Curso de Direito - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
CAR2017Jordana Müller.pdfMonografia Jordana Müller327,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.