Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2830
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ensino de inglês sob a perspectiva decolonial: uma proposta de sequência didática
Autor(es): Menegat, Isabella Cristina
Primeiro Orientador: Pletsch, Cleonice
Resumo: Este trabalho tem como objetivo propor uma sequência didática que alinhe o ensino de língua inglesa às teorias decoloniais. Com essa finalidade, discutiremos os conceitos de colonialismo e colonialidade (Quijano, 2009; Grosfoguel, 2016), passando pela Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2018) e culminando na proposta da sequência didática (Dolz e Schneuwly, 2004). Para tal fim, utilizamos pesquisa bibliográfica e documental com dados qualitativos. Como resultado preliminar, aponta-se o enriquecimento da prática pedagógica ao alinhar-se às teorias decoloniais à formulação de sequências didáticas.
Resumo Alternativo: This work aims to propose a didactic sequence that aligns English language teaching with decolonial theories. To this end, we will discuss the concepts of colonialism and coloniality (Quijano, 2009; Grosfoguel, 2016), considering the National Common Curricular Base (Brazil, 2018), and culminating in the proposal of the didactic sequence (Dolz and Schneuwly, 2004). For this purpose, we use bibliographic and documentary research with qualitative data. As a preliminary result, we highlight the enrichment of pedagogical practice by aligning decolonial theories with the formulation of didactic sequences.
Palavras-chave: Ensino decolonial
Ensino de língua inglesa
Sequência didática
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade de Passo Fundo
Sigla da Instituição: UPF
Faculdade, Instituto ou Departamento: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH
Citação: MENEGAT, Isabella Cristina. Ensino de inglês sob a perspectiva decolonial: uma proposta de sequência didática. 2024. 29 f. Artigo de conclusão de curso (Licenciado em Letras). Curso de Letras. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.upf.br/handle/riupf/2830
Data do documento: 9-Dez-2024
Aparece nas coleções:IFCH - Curso de Letras - Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PF2024IsabellaCristinaMenegat.pdfArtigo de conclusão de curso de Isabella Cristina Menegat983,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.